Pesquisa de Clima Organizacional

Mantenha um bom relacionamento entre a equipe, aumentando a harmonia e a produtividade

Afim de conhecer a opinião dos colaboradores e fornecer diagnóstico do ambiente organizacional acerca dos fatores relevantes da organização, da dinâmica das relações interpessoais e do grau de satisfação dos clientes internos, o qual consiste no seguinte trabalho.

O NEGÓCIO

Clima desgastado, queixar por parte da equipe devido a uma sério de conflitos, os quais poderiam ser evitados com a adoção de uma medida simples: A pesquisa de Clima Organizacional. Um ambiente de trabalho saudável e harmonioso é indispensável para garantir a produtividade da equipe e, consequentemente, melhores resultados, tanto para a empresa quanto para os colaboradores.Preocupar-se com os responsáveis por todo o processo de funcionamento da empresa e não apenas com o produto ou serviço final pode trazer um retorno muito mais efetivo do que o esperado. Mostrar que os colaboradores são importantes para o funcionamento da empresa e têm espaço para falar sobre seu contentamento e suas angústias, fará com que eles apresentem maior engajamento. Consequentemente, haverá mais motivação na entrega de resultados e na manutenção de um ambiente de trabalho agradável e colaborativo.

PLANO DE AÇÃO

Com base no planejamento, daremos início ao plano de ação, sabendo eu os dados coletados são de extrema importância para Gestores de RH e alta gestão da organização, pois em conjunto com os demais líderes e gestores, possam definir ações, de curto, médio e longo prazo. Sendo possível assegurar um diagnóstico mais preciso para o ambiente de trabalho e das motivações dia-dia e, principalmente sem do um instrumento para manter a saúde da empresa. Nossa equipe irá assegura toda garantia aos colaboradores de que suas respostas fiquem no anonimato, e lhes garantir a certeza de um Fedd-back do resultado da pesquisa, demonstrando imparcialidade nos resultados.

DA PROPOSTA TRABALHO

A pesquisa de clima organizacional irá contribuir para que possa analisar e identificar de forma satisfatória o ambiente de trabalho, além da satisfação dos colaboradores da organização em relação a diversos fatores, tais como: comunicação, liderança, motivação, relacionamento interpessoal entre outros, possibilitando a tomada de decisão na solução dos problemas identificados. Com relatórios e gráficos gerados a partir dos dados coletados, aliados a trabalhos audiovisuais possibilitando uma visão geral sobre o momento organizacional. Após expor os resultados finais elabora-se um Plano de Ação e acompanha-se sua execução.Nosso objetivo no mundo tão cheio de transformações, em meio à globalização, fusões e aquisições, as empresas devem, cada vez mais, melhorar seus índices de competitividade e para isso ela depende quase que única e exclusivamente de ter colaboradores - motivados, felizes e orgulhosos dos valores compartilhados com a organização, e para que isso aconteça O Grupo HMarin oferece ferramentas que auxiliam a empresa a obter isso.

BENEFÍCIOS E VANTAGENS DA AVALIAÇÃO

Além de conhecer a impressão que os funcionários têm sobre o ambiente interno, a pesquisa também permite investigar mais a fundo os motivos que repercutem de forma direta nos lucros e nos rendimentos. Quando falamos sobre o que é pesquisa de clima, é importante ter em mente que a sua eficácia depende de uma boa implementação. Além do planejamento, os indicadores devem ser objetivos e focados em questões que realmente podem ser modificadas, de modo a causar impacto no ambiente de trabalho, e reconhecer os benefícios e aplicar as melhorias necessárias são essências para que haja maior engajamento e crescimento da empresa como um Todo. Abaixo alguns pontos de vantagens da pesquisa de clima organizacional:Aumentar a produtividade da empresa; Reduzir os índices de Turnover; Criar um ambiente de trabalho seguro e saudável; Fortalecer as lideranças internas; Promover o envolvimento dos empregados e das equipes de trabalho; Estreitar os canais de comunicação; Detectar os programas de treinamento dentro das necessidades da empresa; Melhorar a qualidade dos produtos, e os fatores valorizados pelos clientes; Melhorar o desempenho financeiro da empresa; Melhorar o desempenho a relação empresa x colaboradores x clientes Melhorar a motivação e satisfação dos colaboradores internos: Entre vários outros índices em conformidade com a empresa

PLANEJAMENTO

Afim de conhecer a opinião dos colaboradores e fornecer diagnóstico do ambiente organizacional acerca dos fatores relevantes da organização, da dinâmica das relações interpessoais e do grau de satisfação dos clientes internos, o qual consiste no seguinte trabalho: O planejamento da pesquisa pode ser através de questionário físico e on line, porém em ambos sempre de forma anônima, e as perguntas devem abordar temas concretos como ambiente físico, política de benefícios, comunicação interna, ações de qualidade de vida, entre outros fatores, como trabalho em equipe, relacionamento com lideranças, segurança do empregado, política de carreira, diversidade e respeito também são temas que precisam ser levados em consideração, mesmo que os resultados não sejam conclusivos em curto espaço de tempo. Cada organização juntamente com nossa equipe escolher as perguntas que precisam ser abordadas de acordo com sua intenção, para que se possa ter um planejamento claro do que se pretende analisar com a pesquisa de clima.

DA EXECUÇÃO

Com base no questionário desenvolvido em conformidade com os objetivos da organização, daremos início a execução quer seja em campo chão de fábrica, através de formulários físicos, quer seja com pessoal administrativo através de total segurança com formulários on-line.Elaboração do formulário, adaptando o instrumento de pesquisa frente às necessidades e peculiaridades da organização e adequação dos quesitos para que permitam análise clara e facilidade na identificação dos tópicos relevantes.Aplicação de pesquisa através de entrevistas individuais e/ou aplicação de questionário, através dos quais os colaboradores irão colocar suas percepções sobre a empresa de forma confidencial e sem identificação. Após o prazo para conclusão da pesquisa, daremos início a sua parametrização e apresentação dos resultados a alta gestão da empresa e aos gestores de RH. Tabulação dos dados e emissão de relatórios quantitativos e qualificativos, com sugestão de um Plano de Ação de Melhorias. Reunião devolutiva para as lideranças da empresa, bem como para todo o corpo de profissionais participantes da pesquisa.

Conhecendo o grau de satisfação dos colaboradores, é possível encontrar o problema e pensar em soluções para que o trabalho volte a fluir. Isso pode ser feito abordando no questionário pontos relevantes para entender o contexto.

Divulgar os resultados para todos — mesmo que eles não sejam favoráveis — é parte do processo. Mas somente publicar os percentuais obtidos em cada aspecto questionado não é suficiente para uma mudança, nem nas atitudes das equipes ou na cultura institucional.

A falta de reconhecimento e feedback rotineiro geram uma insatisfação generalizada com a empresa, mesmo que ela oferece bons benefícios e salário acima da média. Quando a empresa envolve os colaboradores para buscar juntos soluções, ela se depara com colaboradores satisfeitos e se torna atraente para novos talentos

A periodicidade com a qual a pesquisa será aplicada é um ponto crucial. O ideal é que se tenha um tempo para analisar as respostas, avaliar as mudanças propostas e colocá-las em prática. Cabe então aos profissionais de RH e gestores decidirem qual é a melhor opção, mas muitas empresas optam por realizar o questionário semestral ou anual.

É importante, inclusive, que se estabeleça uma periodicidade para desenvolvê-la – que dependerá do cenário de cada empresa e setor. Assim, você terá informações em mãos para ajudar na realização de melhorias constantes, evitando problemas e atuando para aumentar o desempenho da equipe.

Por isso, entender o que é pesquisa de clima organizacional e colocá-la em prática de forma eficiente é fundamental para empresas de todos os segmentos e dos mais diversos tamanhos, desde startups até grandes companhias que buscam uma comunicação direta e sincera entre os envolvidos.
Nós do Portal HMarin, queremos colaborar com o desenvolvimento de sua pesquisa de clima organizacional e aplicar juntamente com seus colaboradores, lhes ajudando em todo o processo.
Entre em contato com um de nossos consultores.

Conte com nossa equipe de Consultores para lhe apoiar em todo o processo; quer seja Auditoria Trabalhista; Contábil; Fiscal e Financeira.

Profissionais altamente qualificados e em constantes atualizações e reciclagens atendendo sempre aos melhores padrões e a alta complexidade ao qual consiste nossa legislação. Entre em contato conosco. 

Procurando Abordagem Profissional e Serviços de Qualidade?

Estamos sempre prontos a lhes atender em todas as demandas relativos a Gestão de Recursos Humanos

Auditores

É uma forma de remuneração variável, sendo um instrumento visto como integrador de capital e trabalho, tendo como principal objetivo aumento de produtividade. Ainda não possui um plano de PLR estruturado na sua empresa – Conte com nossos profissionais para lhe auxiliar no processo de implantação.

disc

Uma avaliação ou análise Comportamental é uma abordagem que consiste consiste em observar qualidades e defeitos, pontos fortes e fracos, virtudes e vulnerabilidades presentes em cada um de nós. Com o mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e competitivo, as organizações estão em busca de novas técnicas para selecionar e/ou desenvolver aqueles que já fazem parte do time, dentre eles apresentamos a Avaliação Comportamental

Todos os serviços

Consulte agora mesmo todos os nossos demais serviços e tenha sempre os melhores profissionais de mercado para lhe ajudar na tomada de decisão!.

Confie em nossos Profissionais

Professor, Consultor Trabalhista, coautor Livro Auditoria Trabalhista, vice-presidente APDP-Associação dos Profissionais Departamento Pessoal

Consultor, gestor de RH, gestão financeira, presidente da APDP-Associação dos Profissionais Departamento Pessoal

Auditor Contábil, advogado, tesoureiro da APDP-Associação dos Profissionais Departamento Pessoal

Gestora RH

Silvia Cristina dos Santos

Gestora de RH e processos folha de pagamento, diretora de relacionamentos da APDP-Associação dos Profissionais Departamento Pessoal

Cursos e Treinamentos

Cursos Presenciais - EAD - Treinamentos In Company