IMPLANTAÇÃO DE P.L.R. PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E/OU RESULTADOS

É uma ferramenta de gestão que permite uma maior participação e empenho dos colaboradores na produtividade da empresa, por meio de incentivos financeiros.

Manter o trabalhador motivado, alinhando com as metas e objetivos da empresa e ciente do seu importante papel no processo produtivo, proporciona resultados positivos e amplia a vantagem competitiva da organização. Atento as necessidades do mercado, O grupo Portal HMarin apresenta consultoria na implantação do Programa de Participação nos Lucros e ou Resultados. 

O NEGÓCIO

Com metodologia exclusiva e uma equipe especializada, o Grupo HMarin vem apoiar as Organizações na implantação do Programa de Participação nos Lucros e ou Resultados baseado na Lei 10.101/2000 vem atendendo as organizações para que obtenham excelente retorno, com o aumento do comprometimento dos colaboradores para o alcance das metas estabelecidas pela empresa. CONSISTE EM: Consolidar os fundamentos da participação nos lucros e ou resultados no modelo de gestão da empresaa) Treinar colaboradores e gestores de processos nos conceitos do programa; b) Orientar e dar suporte na definição das regras, indicadores e metas; c) Implantar o Programa de Participação nos Lucros e ou Resultados

PLANO DE AÇÃO

Divulgação: após tudo homologado, é essencial a divulgação das regras entre os colaboradores, transparência de informações é fundamental na gestão empresarial. Isso significa ter clareza ao informar quando acontecerá o pagamento do benefício (semestral ou anualmente) se as metas forem atingidas, os cálculos que serão realizados, entre outros.

DA EXECUÇÃO

Após toda fase do planejamento, criação do plano de ação, na parte de excução não se há mistérios. É hora de colocar em prática, monitorar o desempenho, a execução das tarefas, monitorar produção, e trabalho em equipe se assim for definido e de cada profissional na execução de suas tarefas, o que precisa ser melhorado, levando a próxima fase.

acompanhamento

Pode acontecer que ao longo dos meses, alguns resultados estejam abaixo do esperado. A verificação, a medição constante do processo, é recomendado sua divulgação mensal, a realização de reuniões de acompanhamento dos setores envolvidos, pois é fundamental sua transparência. Por isso, durante a realização do acompanhamento mensal, esteja de olho em cada indicador e estabeleça planos com medidas a serem tomadas para reverter a situação. Adote metodologias para melhorias continuas, não basta querer apagar o foto, é preciso verificar o que causou o incêndio. Checar com a equipe o que possa estar atrapalhando o rendimento coletivo ou individual, com objetivo de identificar a causa raiz do problema. Sanando o problema, isso ajudará tanto a empresa quanto seus colaboradores na busca por melhores resultados.

DA PROPOSTA TRABALHO

Importante ressaltar que para a organização a questão da motivação é crucial, já que por consequência gerará melhores resultados para a empresa. Todavia, para que tanto PLR tragam benefícios e sejam vistos como um diferencial pelos colaboradores, é preciso implantá-lo corretamente. Nós do Portal HMarin em conjunto com os gestores de RH iremos estabelecer uma relação de parceria e equilíbrio e com os demais gestores da empresa, buscaremos mecânicos e ferramentas para um equilíbrio que resulte em aumento de lucratividade para a empresa, e ao mesmo tempo em que aumente a renda do colaborador e esse possa sentir parte do processo.Do ponto de vista da empresa, ela precisa avaliar aquilo que acredita que motivará mais os colaboradores e que trará mais resultados ao seu caixa. Ao criar regras, deve ser muito bem elaboradas, juntamente com os gestores de cada setor para que não se tenha metas que não possam ser atingidas. As metas podem ser elaboradas individuais, por setor, absenteísmos, entre vários outros fatores. Estabelecer a confiança entre os colaboradores é um ponto essencial para que o planejamento do PLR seja estabelecido, nosso trabalho consiste na conversa aberta com Gestores e toda a sua equipe e em conjunto com o RH verificar como anda o Clima Organizacional da empresa, para que o Programa possa ser visto com clareza pelos colaboradores, e de suma importância que eles se sintam parte do processo. O estabelecimento de regras claras, definições de indicadores de desempenho, são pontos fundamentais, vamos ver como ocorre os próximos passos para implantação do PLR.

PLANEJAMENTO

Como vimos as metas podem ser traçadas individuais e coletivas, porém devem ser claras e os colaboradores devem possuir ferramentas para que possam acompanhar a sua evolução ao longo do ano. Tendo os objetivos sendo traçados para longo do ano, não significa muda-los, para que se possa garantir que sejam cumpridos até o final. O cumprimento da meta deve ser real, qual foram pensados no início do plano, e ajustadas se necessários somente no próximo período da renovação e discussão de novas metas. Algumas etapas do planejamento consiste em: • Definir a equipe de desenvolvimento do programa: Garantir um grupo de colaboradores envolvidos no processo é primordial nesse processo, pois a gestão participativa é benéfica para dos dos lados. • Estabelecimento de metas: É importante que sejam definidas metas mensuráveis e que seja acordado com os dois lados, uma meta desafiadora porem realista. Podemos mensurar: Absenteísmos, perda de material, tempo produção, qualidade, reclamação de consumidores, devolução de material, Lucro, Faturamento, etc. • Indicadores de Desempenho: As metas como vimos devem ser mensuráveis, significa que podem ser medidas. O acompanhamento do resultado deve ser divulgado se está ou não sendo atingida com facilidade; • Acordar com o sindicato: tendo metas definidas e indicadores estabelecidos, já podemos seguir para o próximo passo, que é a homologação junto ao sindicato da categoria de tudo o que foi acordado pela empresa e pelos colaboradores.

BENEFÍCIOS DA AVALIAÇÃO

Podemos aqui mencionar que as principais vantagens e benefícios para implantação do PLR estão: a) Incentivas os colaboradores ao comprometimento com as metas da empresa, e a se sentirem parte do processo; b) Aumentar a motivação dos colaboradores; c) Estabelecimento de parceria entre empresa e colaboradores, melhorando o clima organizacional; d) Equipes mais comprometidas em atender os clientes dentro do prazo, e consequentemente melhoria de seu desempenho; e) Redução na perda de material e busca por melhorias continuais f) Uma vantagem que poucas empresas observam é em questão a tributação trabalhista, pois o PLR não há qualquer encargos trabalhistas para o empregador. O que se há somente por parte do empregado em relação a tributação do Imposto de Renda em uma tabela exclusiva para essa finalidade.O PLR apesar de previsto em nossa Constituição Federal e possuir uma Lei Própria, não existe sua obrigatoriedade para todas as empresas em sua implantação, porém muitas empresas vem adotando esse benefício tanto como forma de remuneração variável e forma de encontrar e reter talentos, tendo estímulos para motivação e maior produtividade. Cabe a empresa escolher qual forma de distribuição de lucros e nós do Portal HMarin estamos aqui para lhes assegurar e colaborador com uma implantação mais adequada e que possa estar dentro dos objetivos da empresa em seu planejamento estratégico

Conte com nossa equipe de Consultores para lhe apoiar em todo o processo; quer seja Auditoria Trabalhista; Contábil; Fiscal e Financeira.

Profissionais altamente qualificados e em constantes atualizações e reciclagens atendendo sempre aos melhores padrões e a alta complexidade ao qual consiste nossa legislação. Entre em contato conosco. 

Procurando Abordagem Profissional e Serviços de Qualidade?

Estamos sempre prontos a lhes atender em todas as demandas relativos a Gestão de Recursos Humanos

Avaliação de Desempenho

Consiste em fornecer uma visão global, é visto por outros em termos de seus pontos fortes e oportunidades de desenvolvimento, com base na análise de suas performances em um determinado período  de tempo anterior à avaliação. É baseado em percepções sobre o presente e o passado.

image888.jpg

Permite diagnosticas problemas de relacionamentos entre membros de um time, analisas os níveis de satisfação e motivação dos colaboradores, além de permitir outras séries de vantagens, sendo uma ferramenta necessária para equilíbrio e a produtividade do negócio.

Ainda não possui essa ferramenta em sua empresa, entre em contato com nossos consultores e tenha maiores informações.

Todos os serviços

Consulte agora mesmo todos os nossos demais serviços e tenha sempre os melhores profissionais de mercado para lhe ajudar na tomada de decisão!.

Confie em nossos Profissionais

Professor, Consultor Trabalhista, coautor Livro Auditoria Trabalhista, vice-presidente APDP-Associação dos Profissionais Departamento Pessoal

Consultor, gestor de RH, gestão financeira, presidente da APDP-Associação dos Profissionais Departamento Pessoal

Auditor Contábil, advogado, tesoureiro da APDP-Associação dos Profissionais Departamento Pessoal

Gestora RH

Silvia Cristina dos Santos

Gestora de RH e processos folha de pagamento, diretora de relacionamentos da APDP-Associação dos Profissionais Departamento Pessoal

Cursos e Treinamentos

Cursos Presenciais - EAD - Treinamentos In Company