IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS,
NORMAS E PROCEDIMENTOS!

Queremos ouvi-los e ajuda-los a estabelecer o que é permitido ou não dentro da organização, e pode abranger regras tanto para os empregados quanto ao próprio empregador.

IMPLANTAÇÃO DE NORMAS, conduta e procedimentos

Assim como os seres vivos, as empresas buscam a vida, a sobrevivência, a longevidade, e a melhoria contínua

Consiste em estabelecer regras, normas complementares às já previstas em nossa legislação trabalhista ou em seu contrato de trabalho, para que possa ser mais abrangente, pois cada empresa precisa satisfazer suas necessidades peculiares em seus respectivos ramo de atividade. 

 

O NEGÓCIO

Cada empresa é um ser organizacional vivo diferente, quer seja pela sua Missão, Visão e Valores, empresas do mesmo ramo podem ter suas políticas, normas e procedimentos totalmente diferentes. As normas que englobam a maior parte do contexto do Direito do Trabalho é a CLT – Consolidação das Leis Trabalho, contudo, sabemos que o cotidiano das empresas faz surgir inúmeras duvidas e situações que seriam impossíveis de estarem previstas em uma única norma, ou até em Convenções Coletivas, o que gera diversas lacunas jurídicas. Portanto, se faz necessário a criação de Normas e Procedimentos utilizando assim as empresas de outras fontes normativas, cuja liberalidade consta expressamente no art. 444 da CLT, sendo uma forma alternativa para normatizar a relação de contrato de trabalho e complementar a formalização da prestação de serviço.Nesse sentido nós do Portal HMarin, orientamos para que cada empresa tenha descrito quais suas Políticas, Normas e procedimentos. Algumas empresa adotam nome de Regimento Interno, Regulamento Interno, norma de Conduta ética, enfim quase todos estão interligados a saber: • Política é a visão e as diretrizes a serem seguidas para atingir os seus objetivos; • As normas estabelecem as regras que se devem cumprir para atingir os propósitos da empresa • Quanto aos procedimentos esses descrevem a forma de se executar as atividades necessárias para atingir os objetivos propostos pela empresaEnfim, nós do Portal HMarin estamos aptos a lhes ajudar na elaboração, criação da Política, Normas e procedimentos, visando as seguintes questões: Qualidade, Segurança e Saúde no Trabalho, Meio Ambiente, comunicação, Tecnologia da Informação, Responsabilidade Social, Código de Conduta, entre outros assuntos dependendo do ramo e objetivo de cada empresa. Nós do Portal HMarin além da criação e elaboração das Normas e Procedimentos, havendo interesse pela empresa estaremos realizando a criação do Manual de Integração, criação de vídeos de treinamento & Desenvolvimento quanto as rotinas de integração de novos colaboradores.

acompanhamento

Todos os gestores em conjunto com o RH tem que se fazer cumprir as regras do Manual de Normas e Procedimentos.
Orientamos a nossos clientes que se faça uma avaliação anual das Normas e Procedimentos e todos possam reafirmar o cumprimento do Manual, e conforme necessidade da empresa passem por processo de reciclagem e treinamentos sendo todos devidamente registrados.

DA PROPOSTA TRABALHO

Enfim, nós do Portal HMarin estamos aptos a lhes ajudar na elaboração, criação da Política, Normas e procedimentos, visando as seguintes questões: Qualidade, Segurança e Saúde no Trabalho, Meio Ambiente, comunicação, Tecnologia da Informação, Responsabilidade Social, Código de Conduta, entre outros assuntos dependendo do ramo e objetivo de cada empresa. Nós do Portal HMarin além da criação e elaboração das Normas e Procedimentos, havendo interesse pela empresa estaremos realizando a criação do Manual de Integração, criação de vídeos de treinamento & Desenvolvimento quanto as rotinas de integração de novos colaboradores. Na elaboração e Implantação de Normas e Procedimentos, apuramos as metodologias de trabalho, as ferramentas utilizadas para gestão do processo, quer sejam produtivas ou administrativas. Em conjunto com os demais setores, para uma sequência lógica, apuramos todos os processos para obtenção de resultados, proporcionando assim a criação do manual de normas e procedimentos. Para cada cargo/função podem existir normas e procedimentos diferentes e como mencionado acima, exige além da simples entrega do Manual de Normas e Procedimentos para que os novos colaboradores ou até os atuais de tempos em tempos possam ser treinados e capacitados para suas funções. Como vimos nossa proposta é baseado no Compliance: Compliance é oportunidade de negócios e vantagens competitivas, é cada vez mais comum em qualquer mercado, empresas com programas de Compliance implementado. As empresas que possuem programa de Compliance efetivo tem vantagens sobre seus concorrentes e, para fazer negócios quer seja na admissão, desligamentos, terá mais chance pois estará atuando em conformidade com as normas aplicáveis.

BENEFÍCIOS DA AVALIAÇÃO

Identificar os riscos e antecipar os problemas; Verificar as medidas preventivas e até punitivas para determinadas situações; Negócio possa ser sustentável, e diminuir os riscos e passivos trabalhistas; Regras claras para todos os colaboradores.

PLANEJAMENTO

Realização de um conjunto de ações, com os setores de qualidade, SST, comunicação, Responsabilidade social, Recursos Humanos, para que juntos possamos criar regras, que se aplicam adequadamente a realidade de cada empresa. e que verifique inclusive questões jurídicas para evitar futuros passíveis trabalhistas desnecessários. avaliação clara e objetiva , aprofundada da personalidade, inteligência, competências, estilo e performance, com identificação de pontos fortes e fracos de cada profissional.

DA EXECUÇÃO

Buscamos com isto instrumentalizar a empresa com mecanismos e ferramentas que permitam avaliar o nível de contribuição de cada colaborador na consecução dos objetivos organizacionais, de acordo com o alcance de metas e resultados negociados, conforme padrões de desempenho estabelecidos.

PLANO DE AÇÃO

Embora seja prerrogativa do empregador se utilizar de Manual de Normas e Procedimentos e ou Regulamento Interno, para obrigar o empregado a cumprir o que ali estiver estabelecido, existe um limitador para esta imposição que é a Lei, acordos ou Convenções coletivas da categoria profissional. É de vital importância antes de qualquer plano de ação, verificar quais os reais interesses da empresa, e se as normas não fere os princípios do Direito do Trabalho e Convenções e ou Acordo Coletivos. Orientamos para que nossos clientes não apenas entregue mediante comprovante assinado, que se faça um treinamento sobre as obrigações, deveres e garantias do empregado em seu ambiente de trabalho, demonstrando assim total respeito e que de fato possam estar ciente do presente regulamento, das regras e procedimentos, e de suas atribuições na empresa No entanto o regulamento serve além de ficarem claras as regras a serem cumpridas, na prática ele serve também para conscientizar o empregado ou novo colaborador como a empresa atua e como seus empregados agem ao representa-la.

Conte com nossa equipe de Consultores para lhe apoiar em todo o processo; quer seja Auditoria Trabalhista; Contábil; Fiscal e Financeira.

Profissionais altamente qualificados e em constantes atualizações e reciclagens atendendo sempre aos melhores padrões e a alta complexidade ao qual consiste nossa legislação. Entre em contato conosco. 

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Auditores

É uma forma de remuneração variável, sendo um instrumento visto como integrador de capital e trabalho, tendo como principal objetivo aumento de produtividade. Ainda não possui um plano de PLR estruturado na sua empresa – Conte com nossos profissionais para lhe auxiliar no processo de implantação.

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Permite diagnosticas problemas de relacionamentos entre membros de um time, analisas os níveis de satisfação e motivação dos colaboradores, além de permitir outras séries de vantagens, sendo uma ferramenta necessária para equilíbrio e a produtividade do negócio.

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Professor, Consultor Trabalhista, coautor Livro Auditoria Trabalhista, vice-presidente APDP-Associação dos Profissionais Departamento Pessoal

Consultor, gestor de RH, gestão financeira, presidente da APDP-Associação dos Profissionais Departamento Pessoal

Auditor Contábil, advogado, tesoureiro da APDP-Associação dos Profissionais Departamento Pessoal

Gestora RH

Silvia Cristina dos Santos

Gestora de RH e processos folha de pagamento, diretora de relacionamentos da APDP-Associação dos Profissionais Departamento Pessoal

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