Turbine sua carreira Conheça nossos cursos!

Desenvolva seu talento conosco e conquiste o mercado!!!
O portal HMARIN oferece cursos, para lhe capacitar para o mercado de trabalho.

Quem tomou vacina da Astrazeneca vencida deve ser imunizado novamente

acinas da Astrazeneca foram aplicadas após o vencimento em 1.532 municípios. O que pode levar uma terceira dose, ou seja, quem tomou a segunda teria que ter um reforço de uma nova dose do imunizante. O Ministério da Saúde divulgou que foram cerca de 26 mil vacinas que perderam o prazo de validade.

A Fiocruz é a responsável pela produção da vacina em parceria com o laboratório britânico Oxford. Segundo informações, o imunizante possui uma eficácia de 64,2% contra a Covid-19. Para chegar a este resultado foi necessária à aplicação de duas doses do imunizante.

O medo da vacina

Foto: Agência Brasil

Com muitos brasileiros com medo de tomar a vacina, fica complicado saber que pessoas tomaram vacinas vencidas. O Comitê da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que a vacina deve ser usada em pessoas acima de 18 anos e a sua segunda dose deve ser aplicada num espaço de oito a doze semanas do recebimento da primeira etapa.

O que acontece ao tomar uma vacina com prazo vencido?

Segundo especialistas, o único problema em tomar uma vacina vencida é o fato da pessoa ficar desprotegida. E que nenhuma outra reação irá acontecer. Segundo Juarez Cunha disse em uma matéria do UOL, “Não é esperado nenhum outro tipo de reação além das relatadas para os tipos específicos de vacina. A dica é ficar de olho na validade, não só para os imunizantes, mas com qualquer outro produto consumido, como alimentos e remédios.”.

Pelo que tudo indica, segundo os especialistas, quem é imunizado com vacina vencida não corre nenhum tipo de risco, a não ser os efeitos colaterais de um imunizante. A recomendação é tomar uma terceira dose, já que a segunda estava fora do prazo e não protegeu a pessoa que foi vacinada.

Segundo o que foi divulgado, oito lotes da vacina da AstraZeneca que estava fora da validade foram usadas para imunizar os cidadãos. Confira o número do lote:

  • 4120Z001 – vencimento 29 de março de 2021
  • 4120Z004 – vencimento 13 de abril de 2021
  • 4120Z005 – vencimento 14 de abril de 2021
  • CTMAV501 – vencimento 30 de abril de 2021
  • CTMAV505 – vencimento 31 de maio de 2021
  • CTMAV506 – vencimento 31 de maio de 2021
  • CTMAV520 – vencimento 31 de maio de 2021
  • 4120Z025 – vencimento 4 de junho de 2021

Qualquer pessoa pode verificar o número do lote da vacina e a data que foi aplicada no cartão de vacinação.

Quem foi imunizado com vacina vencida deve procurar checar a validade do lote junto ao posto de saúde e, caso tenha passado da data após a imunização, ser revacinado.

FONTE: Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha — jornalista do Jornal Contábil

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin

Baixar Check List Admissional - Gratuito em PDF Editável

Único e Completo – com Boas Práticas e Dados Necessários para eSocial Simplificado 1.0